Taiyo Casa de Pedra agora é Kanerro Culinária Oriental
Com novo nome, mas com a mesma essência, restaurante icônico da Serra Gaúcha resgata as raízes
O restaurante que se tornou referência na gastronomia japonesa da Serra Gaúcha celebrou, na noite deste domingo (30), sua grande inauguração, marcada por um novo nome e identidade, mantendo a qualidade que o consagrou. O Taiyo Casa de Pedra agora é Kanerro, uma homenagem à família Canello (em japonês, Canello é Kanerro) e, especialmente, à matriarca Naura, que aos 81 anos prossegue inspirando a todos. "Essa mudança é por ela", conta o proprietário Vinícius Canello, que celebra a nova fase ao lado da esposa, Munique Fernandes. Juntos, comandam o Kanerro, mantendo viva a história e a tradição culinária da família.
Desde 2003, a paixão pela culinária japonesa e a tradição familiar sempre guiaram a história do restaurante fundado por Eliane Canello Backhouse, que trouxe do exterior o estímulo para criar um dos primeiros sushi bars da região. O irmão, Vinícius Canello, iniciou sua trajetória no restaurante como garçom, acompanhando de perto o crescimento do negócio. Quando a irmã Eliane se mudou para Santa Catarina, a outra irmã, Marisa, propôs que Vinícius se tornasse sócio e, com isso, nasceu o Taiyo, um marco na gastronomia da Serra Gaúcha nos últimos 11 anos.
A história do Kanerro é temperada com segredos de gerações. A receita exclusiva do "molho de Naura", criada há mais de 21 anos, permanece como um dos ingredientes especiais que fazem do restaurante um ícone da gastronomia japonesa na região. O toque especial desse molho, incorporado ao arroz, é um diferencial que os clientes fiéis apreciam sempre.
Uma nova fase, sem perder a essência
A reinauguração marcou não apenas a mudança de nome, mas também a introdução de uma nova identidade visual e de marca. O compromisso com a qualidade permanece inalterado, com ingredientes selecionados e os pratos mais pedidos do cardápio, como o famoso 'Togu'. Além disso, o restaurante lança o sushi exclusivo 'Kanerro', uma criação do sushiman Douglas Chaves da Silva, junto com sua equipe formada por Nelson Ricardo da Silva e Victor Rafael Paim. O prato, que leva camarão empanado, salmão e geleia, entre outros ingredientes, é uma verdadeira explosão de sabores e texturas.
Com um time de 23 colaboradores e quatro sushimans, o Kanerro segue como referência na gastronomia japonesa, oferecendo cerca de 70 variedades entre sushis e sashimis. A qualidade dos ingredientes é um pilar inegociável para o restaurante, que se destaca como o maior comprador de salmão da região da Serra Gaúcha, com um consumo mensal de 2,5 toneladas.
O investimento na nova fase do Kanerro foi de aproximadamente R$ 100 mil, refletindo a aposta de Vinícius Canello na continuidade e crescimento do restaurante. A casa atende aproximadamente 200 pessoas por dia, consolidando-se como um dos principais destinos gastronômicos da Serra.
Com uma trajetória marcada pela dedicação e pelo sabor inconfundível, o Kanerro resgata suas raízes e reforça seu compromisso em oferecer experiências únicas. Para os apaixonados pela culinária oriental, é a oportunidade perfeita para se deliciar com pratos autênticos e uma história que transborda tradição e inovação.
Crédito foto: Leandro Araújo
Bah Gostei! Por: Ana Paula Slomp
Conheça as atrações culturais gratuitas que animam a Festa da Uva 2026
Ao adquirir o ingresso do Parque de Exposições, público tem acesso a inúmeros shows musicais, de humor, teatro e dança
Piquenique Solidário do Mão Amiga será realizado no dia 29 de março
Os ingressos ´para a 14ª edição estão à venda na sede do Projeto, em pontos de vendas parceiros e com voluntários
Palácio das Uvas retoma degustação gratuita na Festa da Uva 2026
Espaço retomará a distribuição da fruta, estrela do evento, que acontece de 19 de fevereiro a 8 de março, em Caxias do Sul (RS)