Abertura do 37º Festuris celebra o poder das conexões no turismo
Edição histórica, conta com 17 mil participantes, mais de 400 estandes e 15% de crescimento em relação ao ano anterior
O 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios turísticos das Américas, já começou e segue até o sábado (8). Com o tema "Reimaginando o Amanhã", o Festuris 2025 propõe reflexões sobre o papel da humanidade e da tecnologia na construção do futuro do turismo. A Feira acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Serra Park, em Gramado, com uma programação intensa que reúne 110 palestrantes e mais de 60 horas de conteúdo. O evento registra crescimento de 15% em relação ao ano anterior, com mais de 400 estandes e 17 mil participantes.
Ao saudar o público, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à transformação. "Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas", afirmou.
Marta também destacou o protagonismo do turismo sustentável e a relevância do Brasil no cenário global, especialmente com a aproximação da COP 30. Ela anunciou ainda a homenagem à Costa Rica, país referência em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia, que une turismo, educação e desenvolvimento regional.
Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, reforçou o propósito do evento em gerar impacto positivo para o setor. "Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo", destacou.
Zorzanello também celebrou o avanço da conectividade no Rio Grande do Sul, com a retomada quase total dos voos em Porto Alegre e o futuro aeroporto de Vila Oliva, além de enaltecer a representatividade global desta edição, que reúne 200 hosted buyers de diferentes países e 64 destinos internacionais participantes da Feira.
Bah Gostei! Por: Ana Paula Slomp
Pousada do Engenho: menu harmonizado com vinhos gaúchos de altitude
Pratos exclusivos celebram o terroir Campos de Cima da Serra nos 25 anos da hospedagem serrana localizada em São Francisco de Paula
As experiências enoturísticas e gastronômicas na Vinícola Madre Terra
Na cozinha, no jardim, no lago, no restaurante e na vinícola, o vinho, a gastronomia, a natureza e o bem-estar estão conectados em vivências únicas
Festa Nacional da Uva 2026 terá shows nacionais em todos os finais de semana
Evento, em Caxias do Sul, terá programação ampliada e participação de artistas de diferentes estilos entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março